Quais cartas exatamente posso incluir num deck hoje em 2023? Tenho cartas láaaa das antigas

Opções

É porque antigamente as cartas não eram divididas em tipos de treinador, todas eram "iguais". Hoje existe treinador item, item ferramenta, apoiador e estádio. Eu comprei cartas novas, mas tem algumas que não sei se posso incluir, pois elas dizem apenas "Treinador", sem especificar o tipo. 2 exemplos que tenho são a Busca Computadorizada (a versão antiga) e o Moomoo Milk (minha versão diz apenas Treinador). A dúvida geral minha é saber quais cartas posso ter o direito de incluir no deck. Também percebi nas cartas atuais que umas são MUITO mais poderosas que outras, eu diria até APELONAS. Aí não sei se tem algum tipo, alguma série de cartas que deveria ficar de fora, realmente fiquei uns 15 a 20 anos sem jogar o Pokémon TCG com cartas físicas, agora tem muita regra nova. Alguém pode dar uma luz aí?

Respostas

  • Landa
    Landa Member Posts: 1
    First Comment
    Opções

    Infelizmente as únicas cartas dasantigas que são válidas atualmente são Substituição (Switch) e as Energias Básicas. O formato padrão (standart) atual, segue as marcas de regulação atual de E, F e G, que abarcam desde Espada e Escudo - Estilos de Batalha até a atual Destinos de Paldea. Claro, para brincar com os colegas você pode por o quê quiser no baralho e existem diversos formatos for fun (Expandido, Gym Challenge, Legacy, Ilimitado etc.), mas para o jogo competitivo (formato padrão) o certo é seguir as marcas de regulação atuais e acompanhar as rotações de formato.